Perguntas & Respostas - Mogno Africano

Neste artigo respondemos as principais dúvidas sobre Mogno Africano que as pessoas nos enviam:

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE MOGNO AFRICANO

1 - QUAL O PREÇO DA MADEIRA DE MOGNO AFRICANO?


Antes de chegarmos a essa resposta, devemos ter em mente estes fatos:

  • O valor da madeira de mogno africano é dado por metro cúbico;

  • A Organização Internacional de Madeiras Tropicais (ITTO) coleta, analisa e divulga dados sobre a produção e comercialização de madeira tropical, a nível internacional, o que inclui o mogno africano;

  • A ITTO ainda não possui dados de produção e valor do mogno africano no Brasil;

  • No Brasil ainda não existe um órgão ou instituição que realize coleta e analise dados sobre a produção e comercialização a nível nacional do mogno africano.

Portanto, os dados que temos hoje no Brasil sobre produção e comercialização de mogno africano são de pesquisas locais ou regionais, em órgãos como a EMBRAPA ou em instituições de ensino como Universidades Estaduais e Federais.

Além desses dados, possuímos também, os dados de empresas privadas e de produtores de mogno. A pesquisa e o cruzamento desses dados nos dão uma ideia geral do valor de mercado do mogno africano no Brasil.

Contudo, temos que ter em mente que o valor da madeira é influenciado por muitos fatores, a começar, pela idade da madeira, diâmetro da tora, qualidade no abate e beneficiamento da madeira, entre outros.

Tomando como base as informações acima, agora podemos avaliar os preços internacionais e nacionais.

Vamos começar pela cotação no mercado internacional, realizada pela ITTO. Nós podemos encontra-las nas publicações "Tropical Timber Market Report" do mês de novembro dos respectivos anos.

Fonte: https://www.itto.int/market_information_service/back_issues/ acesso em 10/03/2019.


No gráfico, reunimos as cotações de 10 anos (2006 a 2016). A linha azul representa o valor do mogno vendido em toras e a linha vermelha, da madeira serrada.

Nesse gráfico fica evidente que sua cotação transmite a segurança de um ótimo investimento. Isso por que não apresenta baixas significativas e seu preço vem crescendo ao longo dos anos. Além disso, outro aspecto que chama bastante a atenção é o seu valor, chegando próximo a mil euros para a madeira serrada em 2015 e 2016.

Segundo a ITTO, o país de Gana exportou o metro cúbico da madeira serrada de Mogno Africano em 2014 a 629 Euros. A cotação de novembro de 2015 apresenta, ainda, uma alta dos preços. A madeira serrada de Mogno Africano foi exportada a 989 euros por m³.

Já no Brasil, o que nós temos observado são os seguintes cenários:

1º cenário: venda da madeira em tora na propriedade:
  • Valor (R$/m³)

  • Madeira de 12 a 15 anos: 500,00 a 750,00 (Tramontina em média 600,00)